17/05/2013

Fio, fibra e filamento



O tapete tufado é composto basicamente por três elementos: superfície (fios), bases e material adesivo para fixar os fios na base primária e fixar a base secundária. Temos a tendência de enfatizar a importância da superfície porque ela é que fica visível e é ela que sofre o desgaste pelo uso. Por isso, vamos à superfície!

A superfície do tapete é composta por fios. Cada fio é composto por diversas fibras (pedaços, partes cortadas) ou inúmeros filamentos (contínuos, sem interrupção).

Fios de fibras são encontrados nos materiais naturais como sisal, lã, algodão etc. Por isso, quando fazemos algum tipo de atrito em tapetes desses materiais vemos que alguns pêlos se desprendem do produto. Obs.: tenha cuidado para não confundir a matéria-prima fibra cortada com o tipo de construção do tapete chamado pêlo cortado.
Ampliação de um fio composto por fibras (cortadas).







Meada de fio composto por fibras de sisal.









Fios de filamentos contínuos são encontrados em materiais industriais como nylon, polipropileno, poliéster etc. Os filamentos contínuos possuem comprimento ilimitado e permitem que os tapetes não soltem pêlos e, portanto, mantêm ao longo de sua vida útil toda a sua matéria-prima e inibem eventuais reações alérgicas. Isso é qualidade!
Ampliação de um fio composto por filamentos contínuos.

Bobina de fio composto por filamentos de nylon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são importantes. Não deixe dúvidas para depois. Use este espaço para perguntar.